18 de fevereiro de 2009

Os Cinco Sentidos

Em certo dia, uma mulher me perguntara se eu saberia lhe dizer quais eram os sentidos humanos. Perguntou se eu ao menos sabia quais eram.
Minha resposta foi simples:
- Claro que sei professora! E lhe adianto que são cinco!
Ela com olhar debochado me diz:
- Não me diga! Então fale-me quais são.
Disse-lhe então que os cinco sentidos são: sentir fome, sentir frio, sentir-se amado, sentir saudade e sentir-se triste.
Ela riu.
Disse-me que nunca tinha escutado tal besteira. Achei isso o maior insulto da minha vida e então me justifiquei.
Disse a ela que com a fome, atiçava-me o paladar, sentindo como nunca um bom sabor em algo que coma. Com frio, despertaria meu tato, sentindo como nunca a veludes de um bom cobertor. Já o fato de sentir-se amado, me despertaria a visão, vendo em uma mulher uma linda imagem, independente de sua beleza. Sentir saudade me faz apurar meu olfato, para poder sentir o cheiro das pessoas que me querem bem, mesmo de olhos fechados. E o mais importante, sentir tristeza, que me desperta a esperança, de meus ouvidos escutarem alguém um dia me dizer: "Tome aqui garoto, coma este pão".

Um comentário:

  1. VIADO! sabia que eu taca escrevendo um texto sobre os sentido s e tu me vem com essa! (Y)

    ResponderExcluir