15 de abril de 2009

Por que não gosto de BBB

Desculpem mas eu precisava publicar isso em algum lugar.

As pessoas não devem entender o porque de eu não gostar do Big Brother Brasil.
Pois bem, vou situa-los primeiro com a situação cotidiana:
Sou um cara novo, tenho 19 anos, estudo publicidade e propaganda no IPA em Porto Alegre. Sou bolsista do PROUNI, o que me enquadra na faixa dos menos favorecidos economicamente. A realidade é que não tenho grana, dependo de coisas que envolvem dinheiro para conseguir emprego, como internet, ônibus, despesas com a faculdade como xerox, polígrafos e afins. Pois se eu não me manter estudando não tenho como estagiar, que é a maneira boa de entrar no mercado sendo um profissional ainda inexperiente de certa forma.

Agora sobre o convívio. (Estou situando ainda)
Vivo com minha mãe, ela é uma pessoa forte em seus 60 anos de vida e é a mulher mais forte que conheço. Talvez se eu tivesse herdado isso dela eu hoje fosse lutador de luta-livre.
Mas o problema é que ela fica de certa forma "rogando praga" pois fica torcendo pra se eu arrumar emprego, que seja despedido em breve, pois não sou uma pessoa legal.
Sempre me dizendo que eu não daria certo em lugar algum. Me colocando mais abaixo do que o cu do cachorro.
A única coisa que eu sirvo pra ela estando na faculdade, é para ela se exibir para os outros dizendo "meu filho tem 19 anos e está no 5ª semestre da faculdade".
É um convício difícil pois eu apesar de ser um profissional que me considero promissor, não consigo emprego. As propostas que recebo são praticamente as que eu estaria "pagando" para trabalhar, ao invés de ganhar. Sou pobre, POBRE, P-O-B-R-E, e preciso de um emprego que me ajude a lidar com isso. Já estou quase perdendo as esperanças e indo trabalhar no Mc Donald's.
Aqui em casa está sempre tudo às mil maravilhas quando estou trabalhando, mas quando estou desempregado... daí o bixo pega e minha mãe é troxa no pior sentido da palavra.

AGORA O PORQUE DE EU NÃO GOSTAR DO BIG BROTHER BRASIL
Bom, simplesmente eu odeio esse programa. O fato é que as pessoas que estão lá dificilmente são pessoas que realmente precisam da tal grana, e estão vendendo sua imagem ali apenas por vender.
Imagine minha situação: Tenho mãe, irmãos, namorada e amigos.
A pergunta é: Quem desses acima citados deveria ser a pessoa que mais daria apoio, incentivo e afins?
Parece óbvio essa resposta não é?
Pois bem. Meus irmãos são invejosos e tentam me puxar para o lado "obreiro" da coisa e me fazer ter uma vida virando massa um dia inteiro e não trabalhar nos finais de semana.
Meus amigos, os poucos e bons, me incentivam, e muito, para que eu não desista. Mas ainda é pouco.
Minha namorada, com quem pretendo me casar quando tiver condições, e se tudo der certo até lá, é uma pessoa em que posso ver o incentivo, mas ainda não é o bastante.
Digo que não é o bastante, pois o incentivo deveria partir de minha mãe, querendo ver o que faço, se informar, olhar meus trabalhos, perguntar como está a faculdade. Me dizer palavras de incentivo. Mas NÃO. Ela não faz isso. Nunca fez.
Sim, é uma família problemática, em que nenhum dos filhos gosta de sua mãe como deveria gostar um filho, querendo estar perto em datas comemorativas.
Daí surge o BBB. Um programa onde pessoas "bonitas" estão lá para ganhar um milhão. Acho patético ficar vendo isso e ainda por cima torcendo para esses caras, sendo que tenho uma vida pela frente e eu deveria torcer por mim, não por eles.
Ok, até o momento isso nunca tinha me afetado de nenhuma forma, pois nunca tinha precisado de incentivo direto para vencer na vida.
Um belo dia, chego em casa na noite da final do tal programa, e vejo minha mãe vibrando, torcendo para uma "mina" que nunca viu na vida, (ainda não sei se era pra mulher ou para o cara)e dizendo que "Ela merecia ganhar, ela lutou pra isso". PORRA!
Eu ralo todos os dias enviando milhares de emails procurando emprego em agências e seus derivados tentando ser um dia um publicitário de respeito, e ela nunca me disse tal coisa. Nunca me disse "Vai lá meu filho, faz que tu é bom", que pra mim já bastaria. Ou um simples "Tu é Navarro", mas nem isso.
Tente se colocar na minha situação, sendo que desde criança, nunca ganhei um elogio, pelo menos não um decente.
Quando era criança eu desenhava, mas apenas copiava desenhos e copiava PERFEITO. Mostrava-os para minha mãe e ela dizia "Que legal" e virava a cara.
Hoje vi o porque de eu saber "copiar" um desenho. Hoje sou uma espécie de mímico artístico, que consigo ver uma ilustração e fazer algo no mesmo tipo de traço.
Agora pense você, que torceu por alguém no programa. Pense em alguém na sua família que merece esse incentivo. Pois é, você já o fez? Garanto que não.
Agora acabo de ser mandado embora de uma empresa que não me daria futuro algum profissionalmente, mas me pagavam bem. Estou desesperado, pois meus dias de faculdade estão contados. Tenho passagens para ir até acabarem meus cartões de vale-transporte.
Minhas chances de conseguir emprego, se antes eram 10 em uma escala de 0 a 10, hoje são no máximo 3. Pois dependo muito da internet para me manter atualizado, para mandar currículos e manter atualizado meu portfólio.
Mas a grana tá ficando escassa e talvez esse seja o último dia de internet. Espero que não. Mas pelas palavas de minha mãe, que como sempre foram grosseiras e egocêntricas, o que parece é que não haverá mais.
Bom. Agora você já pode voltar a se inscrever no próximo BBB. Ao menos terá a chance de minha mãe torcer por você. Agora quanto à mim, espero que alguém esteja torcendo por mim lá em cima e me dê uma luz para sair disso.

4 comentários:

  1. na minha opiniao!
    VIAJO!

    ResponderExcluir
  2. Estou torcendo por você.
    E alguém lá em cima também.

    Um beijo, P.

    ResponderExcluir
  3. Bah, não tenho o que falar.

    Ou melhor, até tenho.

    Aqui é mais ou menos assim também.

    ResponderExcluir
  4. Cara, sinceramente, eu torço por ti! Sabes que alguém lá em cima tbm. E isso não ocorre somente na tua casa. Na de muitas pessoas. Mas com força de vontade nós conseguimos. E não perde as esperanças, sempre há um caminho à seguir!
    Beijão, (:

    ResponderExcluir